segunda-feira, 31 de março de 2008

Esta começando a organização para a ida a Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro para a sexta edição do Encontro Anual do Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAMB), que este ano promete trazer ainda mais inovações, fortalecendo ainda mais este evento que não para de crescer desde sua 1° versão.
Este ano o evento ocorrerá nos dias 17 a 23 de Agosto.
De acordo com Bruno Faria, responsável pelas festas que alentam e socializam os eventos seram: "5 dias de festas sendo segunda choppada com cerveja liberada,terça um baile funck, quarta baile com show nivel regional, quinta baile show nivel nacional, sexta encerramento com um lual num parque aquatico. Em relação estrutura esta esta tudo bem encaminhado, alojamento com lugar amplo e coberto com area para pratica de esportes,acredito que dentro de 15 dias já estara tudo disponivel no site que falta pouco para fica pronto.
A Bahia já começa a se mexer e os cursos de Engenharia Ambiental já arrumam as malas para participar do maior evento da classe.
Sobre as palestras e os mini cursos que serão ministrados lá ainda não recebi informação, mas se seguir o nível de qualidade de Floripa dará para se colocar nos currículos.

quarta-feira, 19 de março de 2008

A mudança da temperatura causada pelo aquecimento global trará efeitos catastrófico para o planeta, uma delas é a quebra de sistemas complexos de cadeia animal, do outro lado desta corda esta nós, os homens. Então me perguntei, qual é o lado mais fraco desta corda?

segunda-feira, 17 de março de 2008

17/03/2008 -
Diminuição de geleiras bate recorde, diz Nações Unidas

Fonte: Reuters

As principais geleiras da Europa estão derretendo, e bastante rápido. A afirmação vem de um estudo divulgado ontem pelo Pnuma, o programa de ambiente das Nações Unidas.
Foram coletados dados de 30 geleiras em noves montanhas diferentes. Os números mostram que a taxa de derretimento, na comparação entre os períodos de 2005 e 2006 mais do que dobrou.
Enquanto no primeiro período a diminuição média tinha sido de meio metro, no período mais recente a mesma taxa atingiu 1,5 metro.
As geleiras são provavelmente os principais indicadores do aquecimento global. São elas que estão fazendo mais barulho. Diante da situação, o órgão das Nações Unidas reiterou a necessidade de que um pacto contra o aquecimento seja acertado até o ano que vem.

quinta-feira, 13 de março de 2008


Em janeiro, enquanto o governo divulgava medidas para tentar conter o ritmo acelerado de desmatamento na Amazônia, uma área equivalente a 40% da cidade de São Paulo foi devastada na região. Os satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) detectaram o abate de 639,1 km2 de florestas no mês, segundo dados consolidados na terça-feira 11/03.

O Inpe registrou grandes áreas de desmatamento (acima de 15 km2) nos municípios de Marcelândia (MT) e São Félix do Xingu (PA), que já ocupavam o topo do ranking do desmatamento. Foram registradas grandes extensões de corte de árvores também em Tapurah (MT), município que não entrou na lista dos que mais abatem a floresta. O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, contesta as medições do Inpe.

Breve os mecanicos vão virar eletricistas (brincadeira).









O
presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, anunciou que a venda de veículos elétricos do grupo está prestes a se tornar realidade. Em 2010, a japonesa Nissan venderá uma frota de elétricos para testes nos Estados Unidos e Japão. Para 2012 está previsto o início das vendas oficiais nos dois países, assim como as de um outro modelo (também elétrico) na Europa, sob responsabilidade da francesa Renault.

Os automóveis serão equipados com baterias de lítio íon e a primeira linha será de compactos. O novo Nissan elétrico terá velocidade máxima estimada de 120 km/h e a previsão de duração da carga das baterias é de oito horas. O gerente de engenharia do fabricante Masahiko Tabe disse à publicação que a Nissan está desenvolvendo um protótipo do modelo elétrico baseado no Nissan Cube (foto). O conceito tem estréia marcada para o Salão de Nova York, que será realizado entre os dias 21 e 30 de março.

O Brasil finalmente acorda para necessidade de se produzir tecnologia para produção de energia limpa

terça-feira, 4 de março de 2008

A equipe do Núcleo Tecnológico de Energia Solar (NT-Solar) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sede do Centro Brasileiro para Desenvolvimento de Energia Solar Fotovoltaica (CB-Solar), está desenvolvendo projetos de P&D focados em células solares, módulos fotovoltaicos e sistemas fotovoltaicos autônomos, financiados pela FINEP, CEEE, Eletrosul, Petrobras, Ministério de Minas e Energia e CNPq.
Os projetos “Planta piloto para produção de módulos fotovoltaicos com tecnologia nacional” e “Implementação de duas unidades geradoras de energia elétrica com módulos fotovoltaicos eficientes” estão voltados para o desenvolvimento de dispositivos fotovoltaicos em linha de produção.
O primeiro projeto tem por objetivo a implementação de uma planta piloto para fabricação de células solares e módulos fotovoltaicos em fase industrial e com tecnologia nacional. O resultado é o desenvolvimento de um processo completo para produção de células e módulos fotovoltaicos de qualidade e custo reduzido, sendo desta forma, competitivos no mercado mundial. O projeto está em seu terceiro ano de execução. Em 2006, o projeto foi o vencedor do II Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real, na categoria Inovação e Sustentabilidade. No mesmo ano, o projeto também foi finalista do Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação.


Além da formação de recursos humanos em nível de pós-graduação qualificados para processos industriais, os principais resultados já alcançados são relativos à eficiência de células solares. Células industriais de 12,9 por cento foram fabricadas em substrato de silício monocristalino crescido pela técnica Czochralski e por meio de um processo de baixo custo. Esta eficiência é similar a média da indústria de módulos fotovoltaicos. Empregando o mesmo processo, células de 4 cm2 de área alcançaram a eficiência de 15 por cento. O resultado mais recente e de importante impacto deste projeto é o desenvolvimento de um processo industrial que produz células solares de 16 por cento de eficiência.

Fonte: www.ises-do-brasil.blogspot.com/

Sua geração independente de energia.

segunda-feira, 3 de março de 2008


A Turby é um tipo da turbina de vento de linha vertical central. As três lâminas verticais do aerogerador têm uma torção helicoidal de 60 graus, similar às turbinas da água de Gorlov's. Deste jeito o vento é aproveitado em totalidade, ou seja, vindo de qualquer direção, propagações desta característica faz com que o torque seja uniforme sobre a volta inteira do eixo, assim impedindo as pulsações destrutivas ao aparelho graças ao modelo de lâminas do tipo reto-laminado.
A turbina mede 2m de diâmetro por 3m de altura (incluindo o gerador o gerador), e pesa 136kg. Específica para gerar nos ventos entre de 4m/s e de 14m/s, ela se mantém a ventos de até 55m/s. Em 14m/s ela produz 2.5Kw.
A saída em Corrente Alternada do gerador synchronous é retificada à Corrente Contínua, em seguida é novamente invertido à Corrente Alternada, liberando 230V a 50Hz. estáveis.