segunda-feira, 12 de maio de 2008
Embasa será denunciada no Ministério Público do estado.
...A previsão é de que seja iniciada apenas hoje a limpeza da Lagoa do Flamengo, que desde sexta-feira está tomada por uma mancha escura de aspecto oleoso. A Associação Amigos das Lagoas de Praia do Flamengo ingressa hoje no Ministério Público Estadual com uma denúncia contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A substância foi encontrada na água, na vegetação e dentro dos canais do Bahia Azul – sistema da Embasa que recolhe esgotos domésticos e direciona para a estações de tratamento, como a de Stella Maris.
...O óleo tem se espalhado rapidamente em um raio de 5km, área que compreende o ecossistema lacustre do complexo que conta com dunas, a lagoa faz parte de uma área de proteção ambiental (APA).
...A lagoa passa por dentro de três grandes condomínios de Praia do Flamengo. Desde a última sexta-feira, moradores estão receosos com a propagação da mancha, já que a lagoa tem um sangradouro que desemboca na praia.
...Assim que as manchas foram encontradas, a associação acionou a Embasa e o CRA, mas somente no final da tarde os técnicos compareceram ao local. Os técnicos do Centro de Recursos Ambientais (CRA) estiveram no local ontem (Domingo, mais de 24 horas depois) e ainda não souberam precisar o que provocou o aparecimento da mancha.
...A reportagem do Correio da Bahia e do jornal Atarde tentou entrar em contato com o plantão do CRA e com o diretor de fiscalização e monitoramento ambiental, Pedro Ricardo,(funcionário da ex mulher de Jaques Vagner, Beth Vagner, e chefe do CRA na atualidade.) mas não obteve retorno.
0 Comments:
Post a Comment