terça-feira, 3 de junho de 2008
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmou nesta terça-feira que a estatal está concluindo estudos para a construção de duas novas refinarias, sendo uma delas no Maranhão, (mais emprego no nordeste do Brasil).
"Estamos concluindo estudos de uma refinaria de 600 mil barris de petróleo por dia e estudos para a antecipação de uma nova refinaria", disse Gabrielli.
O investimento total para esta refinaria seria, segundo o ministro de Minas e Energia, é de cerca de U$$ 20 bilhões. O local, embora ainda não definido, poderia ser nas proximidades do Porto de Itaqui, a aproximadamente 15 km da capital, São Luís. Tanto esta quanto a outra refinaria ainda precisam da expedição de licenças ambientais.
Os acertos finais das dimensões, capacidade de produção e custos das obras deverão ser acertado em uma reunião com o presidente Luiz Inácio.
Depois de ficar mais de 20 anos sem construir uma refinaria, a Petrobras constrói uma unidade em Pernambuco, em parceria com a venezuelana PDVSA, com capacidade para 200 mil barris diários, e outra no Rio de Janeiro, voltada para o setor petroquímico, com capacidade de 150 mil barris diários.
A estatal possui mais 11 refinarias em operação no país, muitas delas com capacidades pequenas em relação ao projetos atuais.
0 Comments:
Post a Comment