Inglesas acusadas de tentar aplicar o golpe da bagagem são inocentadas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

As turistas inglesas Shanti Simone Andrews e Rebecca Claire Turner - condenadas em agosto deste ano a prestar serviços comunitários por tentar aplicar o golpe da bagagem (forjar o roubo de pertences para receber dinheiro da seguradora) - foram absolvidas nesta quinta-feira (17). As duas, que chegaram a ficar presas durante sete dias do mês de julho, foram autorizadas a voltar para a Inglaterra.

As turistas chegaram a ser condenadas, em primeira instância, em agosto, por três crimes: falsidade ideológica, falsa comunicação de crime e tentativa de estelionato. Em um segundo julgamento nesta quinta, na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, a principal prova contra elas foi considerada inválida (na sentença, o juiz usou o termo "ilícita"), e elas foram inocentadas.

De acordo com o advogado Sérgio Pitta, o juiz acolheu uma das premissas da defesa, que alegou que a polícia pediu que um funcionário do albergue entrasse no quarto das turistas, sem autorização judicial, para verificar se estavam lá objetos que as duas afirmaram terem sido furtados.

Shanti e Rebeca procuraram na madrugada de 27 de julho, a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), no Leblon, na Zona Sul do Rio, dizendo que tinham sido furtadas durante uma viagem de ônibus de Foz do Iguaçu para o Rio de Janeiro. Na delegacia, as jovens informaram ainda que tiveram suas malas e documentos roubados.

Agentes desconfiaram de versão

Os agentes desconfiaram do depoimento das turistas ao perceberem que elas ainda portavam os passaportes. Os policiais foram até o albergue onde elas estavam hospedadas, em Copacabana, e constataram que alguns pertences que elas disseram ter sido roubados ainda estavam no local.

Segundo a defesa das inglesas, as duas continuam confirmando que foram roubadas, mas admitiram que aumentaram na delegacia o número de pertences roubados. A defesa também citou que antes de a polícia checar quais objetos haviam sido roubados, no quarto das inglesas, um funcionário do albergue, a mando da polícia teria entrado no quarto sem autorização judicial.

Agora, vai vc roubar uma galinha...

0 Comments: