segunda-feira, 28 de março de 2011
Por Roberto Cortizo sobre falsa “reportagem” do BRT Estou escrevendo com a indignação, que apenas por modéstia, não me atrevo a chamar de bíblica, ao ler a “reportagem”/encarte publicitário do BRT, publicado hoje domingo com a discrição de um elefante entrando no picadeiro do circo, que só um leitor atento percebe que se trata de mera publicidade de um modal de transporte, que como dizia o inteligente e bem informado Roberto Campos, representa “a vanguarda do atraso”.
Sinto-me à vontade em citar em esse economista ortodoxo, pois com exceção do voto em Janio Quadros - arroubos da juventude – sempre votei no que antigamente se chamava de esquerda, ou oposição: desde o voto nulo até as ultimas três eleições em que votei no menos pior, PR falta de nomes convincentes, mas a vida é assim mesmo, dizem os pragmáticos, os bem vividos………Bem aventurados os que crêem em Deus…..
Ouço neste instante 2001 Odisséia no Espaço, pois esse foi um dos marcos da nossa mudança de visão de mundo, que somada aos nossos caminhos e tropeços de esquerda, guardavam o velho sonho – desde a as cavernas onde Cristo andou – de mudar o mundo com as palavras, com as atitudes, com a crença, sem armas, nem golpes……
Mas qual surpresa, encarte muito bem impresso – sou arquiteto, já participei de muitos planos muito bem impressos (antigamente em off-set, com direito a copy desk…., com muito conhecimento da língua portuguesa), onde a única solução viável para o transporte de massas para a Copa 2014, é o atraso de veículos sobre pneus. Está claro que o encarte é pago pelo STEPS.
Nenhum dado é apresentado comprovando a viabilidade desse modal, somente a opinião dos interessados, comprovando com retórica que é mais barato, mais rápido de construir, transporta maior volume de passageiros por hora, que é mais seguro, etc e tal. Somente a palavra do pagador, do comprador desse espaço.
É lamentável, que à sociedade seja sonegada, por políticos, pela imprensa e pelos interessados (claro, lógico e evidente) o debate sereno, sobre a melhor solução – VLT X BRT; o horizonte de Salvador não se reduz à Copa de 2014, mas ao resto dos tempos: 10, 15, 20 anos.Para não chamar de picaretagem mal disfarçada – aí que saudades de Gregório e Mattos e Guerra, vou chamá-la de oportunismo dos tempos contemporâneos, onde tudo virou mercadoria, inclusive a opinião.
Não é oferecido o contraditório. Porque o VLT é mais caro ?? qual o volume transportado por hora, comparado com o BRT? qual o custo do investimento e sua durabilidade, também comparado com o BRT?
No caso do BRT quem vai operar todas as linhas? as “eficientes “ empresas de ônibus de Salvador, que todos os dias tem queixas no jornal A Tarde?? Ou vai se montar um pool dessas mesmas empresas?? A tarifa será integrada ??
Quando a tarifa do trem do subúrbio era integrada com os ônibus até o Terminal da França, esse sistema transportava 40 mil passageiros/dia; quando as empresas de ônibus, com a conivência do poder público municipal, suspenderam a integração, o número de passageiros baixou para 8/10mil dia, patamar onde permanece até hoje.
Porque não se ouviram opiniões divergentes, e por favor , em nome da inteligência dos baianos, não se cite Curitiba que implantou o sistema há cerca de quarenta anos atrás, e hoje está projetando o VLT, e muito menos Johansburg, África do Sul, que só tinha o improvisado e indisciplinado sistema de vans e micro-ônibus, sem nenhum planejamento. Salvador tem um sistema de ônibus funcionando há mais de 60 anos, e já teve bonde e ônibus elétrico !!!!!!!
A Tarde, por ser um veículo empresarial, tem o direito de propagar mídias de qualquer empresa, como faz com eletros-domésticos, mas isso tem que ficar bem claro para o leitor/consumidor dessas noticias. Isso não ficou claro nesse encarte !!!!! Confunde-se se é opinião do jornal ou mera propaganda do SETPS!!!!Apenas a título de ousadia, que diria disso Simões Filho??????
Roberto Cortizo, cidadão, arquiteto e urbanista, há mais de quarenta e dois anos.Salvador, 27 de março de 2011
Fonte: Correio da Bahia 26/03/2011
0 Comments:
Post a Comment