Palhaçada de novo Sistema de Transporte de Salvador

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Depois de gastar R$ 1,3 (um bilhão e trezentos milhões de Reais) em pouco mais de 15 anos desde o seu início de projeto, o metrô de Salvador caiu na descrença popular, e na boca de críticos da paciência baiana, que agora tem mais este argumento para nos ver como preguiçosos, e vadios.
Na verdade, ainda estamos digerindo uma política carlista que manipula tudo, por mais técnico que seja via política baiana, gerando rios de empréstimos para campanhas políticas, e mares de desvios de orçamento para o pagamento das dívidas partidárias.
Agora, o transporte público de Salvador e Região Metropolitana é alvo de especulação do mesmo grupo construtor que lucrou com as alterações no projeto licitado do metrô, porém agora, eles vem junt com os lobistas do Sindicato dos Empresários de Transporte de Salvador - SETPS.

O BRT nada mais é do que a aquelas vias exclusivas que tinhamos nos vales do Ogunjá e Vasco da Gama, e que viviam congestionadas, castigando o pobre que dependia do ônibus para trabalhar e para seu lazer.

Abaixo, veja o que está sendo feito, e quem estará ganhado com a escolha do BRT para modalidade de transporte oficial da Copa de 2014, apoiado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Lauro de Freitas e outras entidades ligadas a máquina pública atual.

BRT e metrô são opções favoritas para ligação com Lauro de Freitas
09 de Maio de 2011

Não é impossível, mas muito difícil que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) vença a disputa com o BRT (Bus Rapid Transit - Trânsito Rápido em Ônibus, em português) e o metrô para ser implantado no acesso norte de Salvador (interligando a avenida Paralela e o município de Lauro de Freitas). Foi isso que disse ontem Alberto Valença, coordenador do Grupo de Trabalho Executivo (GTE), formado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), Casa Civil estadual e as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Fazenda (Sefaz).

O GTE é responsável por analisar as propostas de mobilidade urbana apresentadas por sete empresas e consórcios na semana passada. “Se dos sete, nenhum deles escolheu o VLT, com certeza não foi porque eles esqueceram. Acredito que analisaram e não acharam vantajoso”, afirmou Valença, após palestra sobre o assunto dada pelo secretário Zezéu Ribeiro na sede do Conselho Estadual de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Ao ser questionado se a disputa estaria agora entre o BRT e o metrô, Valença reforçou: “É o que parece”. A decisão final, porém, não tem prazo para sair. Apenas os estudos preliminares foram apresentados até o momento, e as análises finais serão entregues pelas empresas até o próximo dia 30.

A primeira reunião do GTE acontece hoje e, apesar de Zezéu insistir que “BRT e VLT não é Ba-Vi” e que “o tipo de tecnologia é o que menos importa, desde que tenha o melhor custo-benefício”, os grupos defensores de um e de outro modelo prometem levar a discussão adiante.

“O VLT é caro e demorado. A população que anda de ônibus precisa de uma solução rápida”, defende Afonso Celso, coordenador do movimento Mobilidade Urbana, a favor do BRT. Ele estima que com os R$ 2,5 bilhões liberados pelo Ministério das Cidades, daria para construir 80 quilômetros de BRT, contra 21 quilômetros de VLT.

Já Antônio Luiz, que coordena o movimento Eu Quero VLT, argumenta que o veículo sobre trilhos transporta mais gente, é mais durável e menos poluente. “Temos que pensar a longo prazo”, diz.

Fonte: Correio
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Secretário fala sobre mobilidade urbana em palestra no Crea

Os principais aspectos do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) de Mobilidade Urbana para o Acesso Norte (Salvador-Lauro de Freitas) foram destacados pelo secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, nesta segunda-feira (9), durante palestra no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-Ba). Na apresentação, o secretário reiterou a postura do Governo da Bahia de não defender previamente a adoção de nenhum modal de transporte.

No dia 2 deste mês, sete das dez empresas e consórcios habilitados a participar da PMI apresentaram seus projetos preliminares. O dia 30 próximo é o prazo final para entrega dos projetos definitivos. Zezéu pontuou as vantagens de realizar uma PMI, entre as quais viabilizar Termos de Referência mais consistentes para editais de licitação complexos, reduzir assimetria de informação entre empreendedores e administração pública, além de transferir custos de estudos e pesquisas preliminares ao setor privado.

O presidente do Crea, Jonas Dantas, enfatizou a necessidade de “desconstruir a ideia de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e BRT (Bus Repid Transit) como um jogo do BA x VI”. Ele também destacou a necessidade de uma discussão que suplante a questão da Copa 2014 e contemple a necessidade dos cidadãos que utilizam o sistema de transporte no seu cotidiano.

Zezéu Ribeiro referendou a opinião do presidente do Crea. Segundo ele, a definição do modal a ser implementado deve levar em consideração aspectos como a integração tarifária, física e operacional com outros meios de transporte existentes na cidade. “É necessário que toda a sociedade participe dessa discussão”, convocou.

Fonte: Agecom
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Sedur publica lista de empresas interessadas no projeto de mobilidade

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur publicou hoje (31), no Diário Oficial a lista das empresas que participaram do Processo de Manifestação de Interesse – PMI. O PMI tem como objetivo convidar as empresas a apresentar estudos preliminares de viabilidade técnica, avaliação ambiental, econômico-financeira e jurídica, para estruturação de projeto de transporte público metropolitano entre Salvador e Lauro de Freitas.

As empresas autorizadas terão o prazo de 30 dias corridos para apresentação dos projetos preliminares e 60 dias corridos para apresentar os projetos, estudos, levantamentos ou investigações.

Veja abaixo a lista das empresas autorizadas:

- CONSÓRCIO ODEBRECHT TRANSPORT S/A CNPJ: 10.143.462/0001-11 / SETPS – SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DE SALVADOR; (Ganhadora antes de concorrer. Já há ônibus comprado em Salvador para o sistema BRT, sistema apoiado financeiramente pelo Loby do SETPS)

- CONSÓRCIO GEOHIDRO CONSULTORIA SOCIEDADE SIMPLES LTDA / IBERINSA DO BRASIL ENGENHARIA LTDA;

- CONSÓRCIO CAMARGO CORRÊA INFRAESTRUTURA S/A / CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S/A;

- ATP ENGENHARIA LTDA;

- HISA ENGENHARIA LTDA;

- METROPASSE - ASSOCIAÇÃO BAIANA DE TRANSPORTES METROPOLITANOS;

- CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S/A;

- VETEC ENGENHARIA LTDA;

- PVARQ – PRADO VALLADARES ARQUITETOS LTDA;

- INVEPAR – INVESTIMENTOS E PARTICIPAÇÕES EM INFRAESTRUTURA S/A.

Fonte: Ascom/Sedur

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