Inseguras, enferrujadas, sujas, pichadas,.... São elas, as Passarelas de Salvador.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

... As passarelas de Salvador são alvo de críticas dos usuários. Além de facilitar a ação de marginais, a ausência de policiais facilita o vandalismo. As mais arriscadas, segundo a nossa PM, são as localizadas na Bonocô e as que fazem ligação direta com a Rodoviária, na Estação Iguatemi. Um exemplo é a Passarela da Bonocô que faz a ligação de Cosme de Farias com Brotas.
...
“Há duas semanas uma jovem perdeu o celular e a bolsa. Os pivetes fogem por Cosme de Farias e ninguém faz nada”, diz Paulo Menezes, 41 anos, vendedor de caldo de cana. Paulo relata que a situação é pior à noite, quando o fluxo de pessoas é menor. Segundo relatos, a maioria das vítimas é formada por mulheres e os objetos mais cobiçados são celulares, bolsas e aparelhos de MP3. No caso da estudante Rita de Cássia Bezerra, 23 anos, o assalto aconteceu às 22h15, na Passarela da Estação Iguatemi.
...
Cássia foi surpreendida por dois ladrões. Um deles a empurrou e pediu a bolsa e o celular, exigindo que Rita olhasse para baixo e não os encarasse. Depois disso, a jovem não tem mais coragem de atravessar a passarela e anda pelo menos dez minutos até um ponto de ônibus.
... Mesmo em passarelas onde as pessoas não relatam casos constantes de violência, há situações em que o local vira rota de fuga. É o caso do equipamento na Avenida ACM, em frente ao Hospital Teresa de Lisieux. A vendedora Olga Rodrigues, 45 anos, conta que os bandidos aproveitam a ausência da polícia para roubar pessoas nos pontos de ônibus, de um lado, e saírem correndo até o outro extremo da passarela, que dá acesso a invasões como a da Polêmica e do Alto do Saldanha.
... A polícia não tem estatísticas (e nem vergonha)sobre assaltos em passarelas. Somente na 16ª Delegacia (Pituba), que inclui a área do Iguatemi e do Shopping Salvador, estima-se, a partir dos relatos de ambulantes que trabalham no local, que sejam três ou quatro por mês( kkkk kkk, Que piada 3 ou 4 POR MÊS). O delegado da unidade, Wilson Gomes, acredita que seja um número pequeno diante do fluxo de pessoas. “A maioria das queixas diz respeito a confusão entre os ambulantes”, comenta. Lembra ainda que alguns comerciantes já foram flagrados ajudando assaltantes. “A pessoa rouba alguém na passarela e antes de fugir entrega a mercadoria ao ambulante”, diz.
... Sobre a falta de policiais, o comandante de policiamento da capital, o coronel Carlos Eleutério Filho, afirma que a PM não tem sido informada sobre casos de violência. Somente nas unidades de acesso à Rodoviária e na Bonocô a PM teria sido alertada sobre assaltos. O coronel garante que as passarelas, até a da Brasilgás, são vistoriadas. Mas lembra que somente nos locais de maior movimento, como o Iguatemi, são colocados policiais em plantão fixo.



0 Comments: