Peixes mortos continuam a aparecer em praias da RMS

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os pescadores de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde continuam a encontrar peixes mortos nas praias de Passé, Madre de Deus, Caípe e Ilha de Maré, nesta segunda-feira, 24. "Mas (o volume) está diminuindo. Sexta-feira (21) que foi uma catástrofe. Agora a correnteza já está levando o produto para outras regiões", disse José Antônio Santos, conhecido como "Zé do Tonel", que é representante do Conselho de Ordenamento pesqueiro de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde.

O pescador diz que a comunidade está preocupada e sem saber como agir diante do fenômeno. "A gente não sabe se come o peixe ou não. Tem gente vendendo, porque só tem isso para colocar comida na mesa. A gente está orientando a não pescar, mas ninguém fala como devemos agir". Os pescadores de Passé, em Candeias, estão reunidos na manhã desta segunda-feira, 24, com a Prefeitura do município para definir uma assistência emergencial. "Fizemos um cadastro, mas ainda não tem nada definido", disse Rosildo Santana, representante da comunidade de Passé.
O governo municipal das outras cidades, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Salvador, ainda não se pronunciaram. "Estão aguardando o laudo do IMA (Instituto de Meio Ambiente)", diz. Na região, existem 6.500 pescadores, de acordo com levantamento do conselho. A assessoria do IMA informou que o laudo deve ser divulgado até quarta, 26.

0 Comments: