segunda-feira, 28 de julho de 2008

O presidente da Votorantin Cimentos, Walter Schalka, anunciou que a companhia vai investir R$ 1,7 bilhão na produção de cimento. A medida, além de acompanhar o crescimento do setor de Construção Civil no Brasil, deverá elevar a reutilização de pneus inservíveis como combustível alternativo nesse processo, com reaproveitamento total da borracha.

A reutilização de co-produtos como garrafas pet, embalagens, pneus e entulhos está se tornando cada vez mais comum nas empresas ligadas à Construção Civil. A eliminação ambientalmente correta destes resíduos se fortaleceu com o empenho do setor em incorporá-los em seus processos produtivos. A Votorantim, por exemplo, utiliza pneus usados como combustível alternativo nos fornos de cimento desde 2005, período em que foi investido cerca de R$ 1 milhão nesta tecnologia. }

O co-processamento, como é chamada a queima de pneus, substitui a utilização do coque de petróleo e do carvão, diminuindo a dependência da indústria em relação aos combustíveis fósseis e preservando recursos naturais não-renováveis. Os resíduos da queima de pneus, antes destinados aos aterros sanitários, agora são completamente absorvidos pelo cimento, reduzindo impactos ambientais.

0 Comments: