Matéria Clichê: Em três meses, Amazônia perdeu área igual à metade da cidade de São Paulo

quarta-feira, 4 de março de 2009

BRASÍLIA E RIO - Entre novembro de 2008 e janeiro de 2009, a Amazônia perdeu 754 quilômetros quadrados de florestas, o equivalente a metade do município de São Paulo, ou a 75.430 campos de futebol. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ainda pelos números do Inpe, o desmatamento total da Amazônia no ano de 2008 fechou em 7.341 quilômetros quadrados, o equivalente quase cinco vezes a área do município de São Paulo. (Confira a íntegra do relatório)


Em relação ao mesmo trimestre (novembro-janeiro) do anterior, quando foram registrados 2.527 quilômetros quadrados de desmatamento, houve uma queda de 70,2% no ritmo de devastação, como adiantou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que classificou como positiva a redução. ( Leia mais: Governo cria companhia para combate a crimes ambientais )
Apesar de a visibilidade média nesses meses ter sido de apenas 40% por conta da densa cobertura de nuvens, Minc afirmou que a diminuição do desmatamento foi três vezes maior que o aumento na cobertura de nuvens registrada nos dois períodos comparados.

A forte queda pode ser explicada porque o igual período anterior foi atípico, de grande desmatamento, o que levou inclusive ao desencadeamento da Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal e do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). ( Saiba mais no Blog Verde )
Porém, a devastação de novembro de 2008 a janeiro deste ano pode ter sido maior, por causa da alta cobertura de nuvens na região, que dificultou a visualização dos satélites de novembro a janeiro. Em dezembro, as nuvens chegaram a cobrir 86% da região. Em novembro, 63% da Amazônia Legal esteve encoberta e em janeiro, 76%.

Normalmente, os números do Deter são divulgados mensalmente, mas, por causa do chamado "inverno amazônico", o Inpe preferiu reunir os dados em uma base trimestral "para assegurar melhor amostragem e melhor representatividade espacial das análises", de acordo com o relatório do instituto. Em novembro de 2008, o Deter registrou 355 quilômetros quadrados de desmatamento; em dezembro, 177 quilômetros quadrados; e em janeiro, 222 quilômetros quadrados. Pará na liderança entre estados devastados.
No trimestre, o estado com mais áreas desmatadas foi o Pará,onde foram registrados 319 km2 do total de 753 km2. No Mato Grosso, nos três meses, o desmate atingiu 272 km2.
- Alguns estados persistem em estar à frente no desmatamento. Esses quatro estados respondem por 90% do desmatamento da Amazônia - reclamou Minc durante a entrevista coletiva que convocou para comentar os dados do Inpe.

De acordo com o Inpe, em Mato Grosso e no Pará a cobertura de nuvens no período foi menor, o que possibilitou monitoramento mais qualificado que em outros estados. O Inpe ponderou no entanto que "alguns estados como Acre, Amazonas, Amapá e Roraima praticamente não foram monitorados devido à alta proporção de cobertura de nuvens no período". A cobertura de nuvens na região chegou a impedir a visualização de 86% da Amazônia Legal no período.
O Deter mapeia corte raso (derrubada total) e áreas em processo de desmatamento, a chamada degradação progressiva. O sistema serve de alerta para as ações de fiscalização e controle dos órgãos ambientais.

0 Comments: