Campanha para termos Internet na Tomada elétrica

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Após a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, regulamentar a internet banda larga pela rede elétrica, as concessionárias de energia elétrica do País estão realizando estudos para definir a aplicabilidade do produto. Na Bahia, a Coelba, informou através da assessoria de imprensa que criou um grupo para estudar a minuta de resolução publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, e definir a contribuição da concessionária a ser apresentada na Audiência Pública marcada pela Agência para o dia 13 de maio. "Em razão de se tratar da prestação de um novo tipo de serviço, apenas após avaliação da regulamentação final, a ser publicada pela Aneel, a Coelba deverá se posicionar sobre este assunto", diz a nota.

O sistema que permitirá que o usuário acesse internet ao plugar o modem na tomada de sua residência se chama Broadband Powerline, BPL. Com a nova tecnologia, a conexão passa a ser injetada vinda de um cabo de fibra óptica na rede elétrica. A Eletropaulo, concessionária paulista, já havia anunciado em novembro do ano passado que estaria oferecendo o serviço em caráter experimental. A concessionária paulista informou através da imprensa que os equipamentos que unem o sinal da fibra óptica à rede elétrica podem ser colocados nos postes de rua ou diretamente nos medidores dos prédios.

Ainda de acordo com a Anatel, a agência tomou as precauções necessárias para evitar que o compartilhamento da rede de cabos provoque interferência negativa no fornecimento de energia ou na velocidade da conexão da internet. Havia o risco, por exemplo, de ao ligar um liquidificador a velocidade da conexão cair. A Anatel divulgou nota informando que foi estabelecida a obrigatoriedade da utilização de filtros "capazes de atenuar as radiações indesejadas e os sistemas deverão dispor de mecanismo que possibilite o desligamento remoto, a partir de uma central de controle, da unidade causadora de interferência prejudicial, caso outra técnica para sua atenuação não alcance o resultado esperado".

A BELKIN, empresa norte-americana fabricante de suprimentos de informática, acaba de lançar no mercado novos adaptadores de rede usando rede elétrica capazes de alcançar velocidades próximas a inacreditáveis 1000 Mbps, o kit que inclui 02 adaptadores sai por US$ 149,99 no site da empresa, com esse kit pode-se por exemplo linterligar o computador da sala com o do quarto sem a necessidade de novo cabeamento e a velocidades bem maiores que os 100 Mbps das plcas de rede ou 54 Mbps dos roteadores wireless mais comuns do mercado e com preços similares ao KIT BELKIN. Site da Belkin: www.belkin.com

0 Comments: