50 Anos do rei do Rock sensível e com frases ácidas

sábado, 27 de março de 2010


Um dos maiores ídolos da música brasileira recente, Renato Russo completaria 50 anos neste sábado, dia 27 de março, caso sua vida não tivesse sido interrompida em decorrência da Aids, em outubro de 1996.

Devido à data, o músico do Legião Urbana receberá homenagens, como o lançamento de CDs e de um filme sobre sua vida. Já nas lojas, o CD “Renato Russo – Duetos” traz várias parcerias entre Renato e músicos amigos.

Dos duetos, sete nunca aconteceram na realidade - são mixagens na mesma faixa de duas versões de uma mesma música, uma na voz do líder do Legião, outra na voz de outro artista. Entre os encontros virtuais estão um com Zélia Duncan (em “Catedral”), com Caetano Veloso (em “Change Partners”) e com Fernanda Takai (em “Like a Lover”).

Os demais duos foram feitos com Renato ainda vivo e incluem uma rara colaboração entre o roqueiro e Dorival Caymmi, na canção “Só Louco”.

No mês que vem, Renato Russo volta a ser homenageado em um CD – não com sua voz, mas com músicas de sua autoria. A cantora Leila Pinheiro lançará “Meu Segredo Mais Sincero”, com composições do amigo, que ela também levará em turnê pelo país.

No meio do ano, os discos do Legião Urbana também serão relançados com nova roupagem e em versões em vinil.

Ainda em 2010, finalmente o diretor Antônio Carlos da Fontoura iniciará as filmagens de "Somos tão jovens", longa-metragem que foca o início da carreira de Russo. O ator Thiago Mendonça viverá o compositor, enquanto os filhos de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá deverão assumir os papéis de seus pais na produção que se arrasta há seis anos.

No fim do ano, Dado e Bonfá passarão por sete capitais brasileiras com um tributo que nasceu do entusiasmo de uruguaios pela Legião. Como conta Carlos Taran, produtor dos dois legionários, em 2008, Dado se emocionou com a homenagem à Legião realizada por músicos uruguaios.

Em 2009, Dado e Bonfá participaram de três outros tributos: o show do Bajofondo no Canecão; o festival Porão do Rock, em Brasília; e o da virada do ano, em Fortaleza. "Eles serão acompanhados por músicos uruguaios e convidados locais em cada cidade. Como fizemos no revéillon em Fortaleza, onde Fernando Catatau (do Cidadão Instigado) participou de algumas músicas".

A própria discografia da Legião ganhará nova roupagem em junho, quando será relançada em vinil e em digipack. Os CDs poderão ser comprados numa caixa, que terá material extra com vídeos do grupo. Os LPs não terão as letras, que estarão no portal da banda (www.legiaourbana.com.br). A página, que entra no ar em abril, terá fotos, vídeos, notícias e participação de fãs.

Projetos que mostram a força de um ídolo que, mesmo morto há 14 anos, segue cada vez mais vivo em sua obra - os álbuns solos de Russo somados aos da banda já venderam 14 milhões de cópias e, por mês, vendem entre 10 e 15 mil. A Legião virar passado? Ainda é cedo!

Renato ganha mais um tributo exatamente no dia de seu aniversário: o baterista Marcelo Bonfá e o guitarrista Dado Villa-Lobos, que formavam com ele a Legião Urbana, comandam a parte musical do programa "Altas horas", que dedica toda a edição deste sábado ao músico morto em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos.

Vários roqueiros que foram influenciados pela Legião Urbana dão voz a sucessos da banda. Na gravação, cuja ordem pode ser mudada na edição que for ao ar, o primeiro a entrar em cena foi o Jota Quest, representado por Rogério Flausino (vocais), Marco Túlio (guitarra) e PJ (baixo).

- Em todas as letras Renato falava de amor e de de perda. Mas a diferença é que também tratava de temas políticos e sociais de uma forma como não era feito na época -, disse Rogério, que lembrou "Pais e filhos".

A ideia dos dois remanescentes da Legião Urbana é transformar esse tipo de encontro em um projeto itinerante que passará por sete cidades.

- Em cada uma pretendemos chamar ao menos um músico local para participar - disse Dado.

A Globo como sempre, quando não caga na entrada caga na saída: "Altas horas", que vai ao ar por volta da 1h15 da madrugada de domingo, teve sua duração encurtada em razão da transmissão do Grande Prêmio da Astrália de F1.

0 Comments: