Festival do UNO otário, DOIS otários, TRÊS otários,...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Preço do carro popular sobe até 32% em 3 anos

Quem está pretendendo comprar um carro zero-quilômetro já deve ter percebido que os preços nunca estiveram tão caros no Brasil. A situação é ainda mais notória quando o assunto é carro popular. Em tempos em que a produção e as vendas de automóveis no mercado interno batem recordes a cada mês, um modelo básico com motor 1.0 não sai por menos de R$23.480 na capital baiana.

Em apenas três anos, o preço dos veículos populares sofreu uma majoração de até 32%. De acordo com a pesquisa da Agência Autoinforme, somente em abril passado, o carro zero ficou 1,03% mais caro comparado com março. Apesar das altas de preços, a demanda não pára de crescer, estimulada pela facilidade de acesso ao crédito e prazos alongados de pagamentos.

Dentre os carros populares nacionais, o Celta, da Chevrolet, foi o que apresentou maior alta no período. Há três anos era possível comprar o modelo mais barato por R$18.990. Hoje, o mesmo carro _ o Celta Life (motor 1.0 Flexpower _ bicombustível), somente com duas portas e pintura sólida (preto, branco ou vermelho) _ não sai por menos de R$24.990, um acréscimo de 31,59%.

Já o automóvel popular da Volkswagen, o Gol, teve uma alta de 29,01% em três anos. “Hoje, o Gol City básico (duas portas e pintura sólida) custa R$25.790, mas ele já chegou a ser vendido por R$19.990”, revela o supervisor de vendas da Sanave, Fúlvio Santana.

“Com tantas facilidades, a demanda acaba subindo muito e, conseqüentemente, o preço dos veículos também”, diz o dirigente, informando que a concessionária vende entre 150 e 200 unidades do Gol por mês. Segundo ele, do ano passado para cá houve um aumento de 30% nas vendas da concessionária.

Com o carro-chefe da Ford também não foi diferente. Em dezembro do ano passado, o Ford Ka podia ser adquirido por R$19.990. Hoje, com um novo design lançado a pouco mais de dois meses, o Ford Ka mais barato do mercado custa R$25.690, uma elevação de 28,51%. Apesar de popular, ele já sai de fábrica com alguns opcionais como trava elétrica, alarme, fiação para som, antena e pára-choque da mesma cor.

O vendedor da Indiana, Luige Oliveira, prefere atribuir o alto preço à quantidade de impostos que incidem sobre um carro novo no Brasil, que, segundo ele, chega a quase 50%. “Outro fator é a alta demanda. O Ka quando foi lançado chegou a ter uma fila de espera de 128 pessoas”, pontua.

Mesmo com o preço elevado, o Uno Mille Fire da Fiat ainda é o carro mais barato do mercado interno. O modelo básico custa R$23.480, enquanto que, em 2005, ele chegou a ser vendido por R$21 mil, representando uma majoração de 11,8%.

“Nossa economia é baseada no dólar, mas o mais engraçado é que tudo sobe quando ele sobe, mas nada desce quando ele está em baixa”, avalia o supervisor de vendas de carros novos da Cresauto, Robeclides Cardoso. Ele afirma que, embora o Uno Mille básico duas portas tenha o preço mais em conta, o Uno quatro portas e com ar-condicionado é mais vendido. “Como mais de 85% dos carros novos são comprados através de financiamento, as pessoas acabam embutindo alguns opcionais e diluindo esse custo adicional nas parcelas”, explica Oliveira.

A loja Cresauto lançou esta semana a promoção FESTIVAL DO UNO CRESAUTO, apontando que o carro MILLE WAY ECONOMY + AR CONDICIONADO Ano/modelo= 2010/2011 sairia pela seguinte negociação:
* A vista: R$ 27.760,00
* 1 + 60 Iguais de R$ 689,00 ( TAXA DE 17,7 % a.a.) Totalizando uma quantia de R$ 42.029,00

Um FIAT Idéia 0/Km, 2010, já com 4 portas e Motor 1.4 sai ao preço de R$ 42.850,00 Á Vista.








Ou ainda Um FIESTA SEDAN 2010 COMPLETO por R$ 40.400,00
Novo Ford Fiesta Sedan - 2010/2011
FLEX 1.0L Flex - Cód. SCA1
Cor do veículo: Vermelho Arpoador
por R$ 40.400,00

Potência líquida máx.:
68,8 cv @6.000 rpm - gasolina
72,7 cv @6.000 rpm - álcool


VERSÃO PULSE (Console central com porta objetos; luz de leitura diant. direcional; maçanetas externas, espelhos retorvisores e régua do porta-malas na cor do veículo; painel central, maçanetas internas e anéis das saídas de ar com acab. na cor Titanium; calotas Pulse; faróis de neblina; comp. de bordo e faróis cromados) + KIT CLASS ( formado ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.

Ou ainda: O GM Agile
Novo hatchback chega equipado com motor 1.4 flex e vai brigar com VW Fox e Renault Sandero
O Agile, lançamento mais importante da Chevrolet desde a chegada do Celta. Seu desenho é moderno, mas deve dividir opiniões. O carro traz referências de estilo de outros modelos da GM, como o Captiva e o Malibu. Por dentro, o acabamento é bom e a cabine chamada de “Dual Cockpit” C - com ambientes bem definidos para motorista e passageiro - reforça a sensação de espaço.

O Agile será vendido em duas versões de acabamento. A básica LT sai de fábrica com direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, ar-quente, limpador do vidro traseiro, computador de bordo e piloto automático, este último inédito em sua categoria.

A LTZ agrega faróis de neblina, rádio com Bluetooth, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, alarme, coluna de direção com regulagem de altura e banco traseiro bipartido,

Ar-condicionado e airbag duplo são opcionais nas duas versões, mas vidros traseiros elétricos, lanterna de neblina e freios com sistema anti-travamento (ABS) são exclusivos da LTZ.

O motor utilizado no Agile é o 1.4 Econoflex, presente no Prisma e nas linhas Corsa, Meriva e Montana. No hatch, o conjunto gera 102 cv com álcool e 97 cv com gasolina.

Em resumo, o preço do Mille Way da Fiat, mais a Taxa de juros aplicada ao longo de 5 anos é proibitivo a quem pode fazer um consórcio e dar um lance para acelerar a aquisição do automóvel. O pagamento de taxas tão elevadas não são vistas em países de "1º mundo" e nem por países emergentes (Grupo que o Brasil frequenta), assim, as empresas de financiamento vem lavando a Burra nas nossas terras com a promessa de altos prazos de financiamentos e outras transações financeiras que o Banco Central deixa de rédias soltas.

0 Comments: